Vaticano descreve a condição de saúde do Papa como "complexa", delicada e sem previsão de alta
Segunda 17/02/25 - 9h46
O Vaticano descreveu a condição como "complexa" e informou que o tratamento foi ajustado, sem previsão de alta.
Apesar do quadro delicado, Francisco segue estável, dormiu bem, e de bom humor, segundo o porta-voz.
No entanto, cancelou compromissos, incluindo a tradicional oração dominical na Praça de São Pedro.
Hospitalizado, manteve contatos com membros da Igreja, incluindo uma paróquia em Gaza.
A infecção teve início no começo do mês, tratada como um "forte resfriado" e posteriormente diagnosticada como bronquite.
Nas últimas semanas, Francisco demonstrou dificuldades respiratórias e precisou delegar leituras de discursos a seus assessores.
***
Da Agência Brasil, segunda-feira, 10h12m:
Papa Francisco tem infecção polimicrobiana
Vaticano diz que quadro clínico é complexo
Paula Laboissière
Em boletim divulgado nesta segunda-feira (17), o Vaticano informou que o papa Francisco foi diagnosticado com um quadro de infecção polimicrobiana das vias respiratórias, o que levou a uma alteração no tratamento até então administrado.
“Todos os exames realizados até o momento indicam um quadro clínico complexo, que exigirá uma internação hospitalar adequada”, destacou o comunicado, publicado no perfil oficial do Vaticano no Instagram.
Ainda de acordo com a publicação, Francisco teve uma boa noite de sono, tomou café da manhã e se dedicou à leitura de jornais. “Mantém o bom humor”, acrescentou o Vaticano.
O pontífice foi levado para a Policlínica Agostino Gemelli, em Roma, na última sexta-feira (14), para realizar exames e seguir com o tratamento de um quadro inicialmente identificado como bronquite.