Aviso aos navegantes: guerra comercial intensa entre os Estados Unidos e a China pode inundar o Brasil de produtos chineses, afetando a indústria
Sábado 12/04/25 - 6h49Reflexos do enfrentamento comercial entre os Estados Unidos e a China:
- O governo brasileiro acompanha os desdobramentos da elevação de tarifas de importação promovida pelos Estados Unidos.
- A medida impacta principalmente bens provenientes da China e levanta preocupações quanto a um possível redirecionamento dos produtos para outros mercados, incluindo o Brasil.
- O Brasil sabe, e teme, que, diante da maior dificuldade de acesso ao mercado norte-americano, empresas estrangeiras busquem alternativas mais acessíveis, como os países da América Latina.
- Isso poderia resultar em um grande aumento da oferta de produtos importados no mercado interno, o que impactaria negativamente a indústria nacional, especialmente nos setores mais expostos à concorrência.
- O governo estuda medidas preventivas, como uma eventual elevação de tarifas de importação ou a adoção de salvaguardas comerciais, para proteger setores estratégicos da economia.
- A movimentação dos Estados Unidos vai provocar reconfiguração no fluxo internacional de mercadorias, com efeitos em diversas economias.