Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

"...a transferência foi decidida pela família. Foi levado em conta que a Capital Federal conta com hospital especializado no tratamento de vítimas de AVC. Além disso, três filhos de Souto moram em Brasília"

Sexta 03/01/25 - 16h45

Do Jornal Estado de Minas, de BH, 16h43m:

Ex-prefeito de Montes Claros será transferido para hospital de Brasília

Humberto Souto, de 90 anos, foi internado na Santa Casa de Montes Claros após sofrer um AVC
Luiz Ribeiro

Internado na Santa Casa de Montes Claros desde 22 de dezembro, o ex-prefeito da cidade Humberto Souto (sem partido), de 90 anos, será transferido para o Hospital Sírio-Libanês em Brasília (DF). Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).


A transferência foi confirmada nesta sexta-feira (3/1) pelo médico neurocirurgião Marcílio Monteiro, que cuida de Souto. O médico esclareceu que o ex-prefeito segue em recuperação e que a transferência foi decidida pela família. Foi levado em conta que a Capital Federal conta com hospital especializado no tratamento de vítimas de AVC. Além disso, três filhos de Souto moram em Brasília.


A transferência ainda depende de vaga no hospital de Brasília e de acerto entre as equipes médicas que cuidam do paciente. Quando estiver tudo acertado, Souto será transferido por transporte aeromédico.

Com mais de 60 anos de vida pública, Humberto Souto exerceu sete mandatos de deputado federal e foi ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Na noite de 22 dezembro, ele sofreu um AVC a nove dias do encerramento do seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Montes Claros, onde elegeu o seu sucessor, Guilherme Guimarães (Uniao Brasil).



Por causa do estado de saúde do ex-gestor, a tradicional festa popular de Réveillon de Montes Claros, que seria realizada na Lagoa do Interlagos, foi cancelada. Na transmissão de cargo para Guilherme Guimarães, nessa quarta-feira (1/1), Humberto Souto foi representante pelo presidente da Câmara Municipal da cidade, Junior Martins (PP).

Nesta sexta-feira, o médico Marcílio Monteiro afirmou que o ex-prefeito teve uma “melhora significativa”. “Ele já vinha nesse processo de melhora. Mas, hoje, nós consideramos que ele mudou de fase (do tratamento) do AVC. Ele está entrando em uma (nova) fase em que nos preocupamos mais com a reabilitação”, assegurou o neurologista.

O especialista salientou que o político esta recebendo “toda assistência necessária” desde que foi internado, antes do Natal. “A Santa Casa de Montes Claros é um hospital que é capacitado e habilitado para atender pacientes com AVC”, pontuou o médico, ressaltando que a transferência atende a um pedido da família do paciente.



Monteiro esclareceu que após sofrer o AVC, Humberto Souto recebeu tratamento emergencial fase aguda da doença, passando por procedimento cirúrgico, “para melhorar o fluxo de sangue no cérebro”. “Isso foi realizado na fase de emergência. Aí, ele permaneceu alguns dias na fase hiperaguda, nos primeiro dias (após o AVC), sob sedação para que o cérebro pudesse ter condição de melhor recuperação”, explicou o especialista.

O neurocirurgião informou que, nesta semana, Humberto Souto recebeu um procedimento de traqueostomia, que visa facilitar a respiração e a reabilitação. “Ele tem movimentos ativos e objetivos no lado direito do corpo. Ele atende ao comando, ele interage, ele manifesta emoções. Então, consideramos que ele está em processo contínuo de melhora”, concluiu Marcílio Monteiro.




***


Do Jornal O Tempo, de BH, 18h19m:

Ex-prefeito de Montes Claros, Humberto Souto será transferido para Brasília após AVC

No último dia 1º, Souto entregou o cargo, ainda sem previsão de alta, para Guilherme Guimarães (União Brasil)


O ex-prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), de 90 anos, será transferido da Santa Casa da cidade para o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, para continuar o tratamento a que é submetido desde que sofreu um Acidente Vascular Cerebral em 22 de dezembro. A informação foi confirmada por fontes da prefeitura.

No último dia 1º, Souto entregou o cargo, ainda sem previsão de alta, para Guilherme Guimarães (União Brasil), seu sucessor no cargo de prefeito.

O novo prefeito, durante a cerimônia de posse, homenageou Humberto Souto. Guilherme Guimarães foi vice na gestão do ex-prefeito. “Rogar a Deus para o restabelecimento mais rápido do nosso líder (Humberto Souto, aquele que transformou Montes Claros", afirmou.

Ele também exaltou a trajetória política do aliado: “Nesses mais de 60 anos de vida pública, mostrou que a atividade pública é muito importante quando é feita com amor, carinho, responsabilidade e honestidade, e é assim que eu e Otávio efetivamente queremos fazer".

Souto foi hospitalizado em 22 de dezembro. À época da internação, ele ainda estava consciente, mas foi sedado por decisão médica após ser constatada a necessidade de realizar um procedimento cirúrgico para tratar o AVC.

O ex-prefeito chegou a ser submetido a uma trombectomia mecânica, procedimento de desobstrução das artérias no dia 24 de dezembro. O procedimento foi realizado com sucesso e ele permaneceu sendo monitorado pela equipe médica.

No dia 30 de dezembro, os médicos informaram que o prefeito começou a apresentar sinais de recuperação e avanços no processo de retirada da sedação. Ele começou a responder a estímulos como apertar e soltar a mão, mas ainda seguia sedado.

A reportagem tentou contato com a equipe médica de Couto, mas não obteve retorno até a publicação.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais