Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Barragem de Juramento atingiu sua capacidade máxima na noite de ontem e excesso da água passou a ser liberado. Antes, aconteceu em fevereiro de 2024 e dezembro de 2013. Copasa menciona boatos e fake news

Quinta 16/01/25 - 8h12

Da Copasa, quinta-feira, 7h31m:

Barragem do rio Juramento atinge capacidade máxima de armazenamento

A Copasa informa que, devido aos elevados volumes de chuva que atingiram o Norte de Minas nos últimos dias, a barragem do rio Juramento, uma das principais fontes de abastecimento para Montes Claros, alcançou, na noite desta quarta-feira (15/01),100% da capacidade de armazenamento, ocasião em que ocorreu o vertimento de água.

A Companhia esclarece que esse é um processo natural, que não oferece riscos à estrutura das barragens de acumulação de água e visa liberar o volume excedente quando as unidades atingem o nível máximo. Os últimos episódios registrados na represa aconteceram em fevereiro de 2024 e, antes disso, em dezembro de 2013.

De acordo com os volumes medidos na estação pluviométrica da barragem, entre os dias 1º e 15 de janeiro deste ano, foram registrados 168,1 milímetros de chuva na bacia de contribuição da represa. No mesmo período do ano passado, o acumulado de chuvas na área do reservatório foi de 119,7 milímetros.

A Copasa ressalta que a captação de água no reservatório, construído na década de 1980, tem capacidade instalada de 45 milhões de m³ e representa em torno de 50% do total utilizado para o abastecimento da cidade. Esse percentual varia de acordo com disponibilidade hídrica das demais fontes produtoras, visando garantir a continuidade do fornecimento em quantidade e qualidade, como também preservar o volume armazenado na represa.

O alcance da capacidade máxima de armazenamento da represa aliado aos investimentos da Companhia nos últimos anos ampliam a disponibilidade de água, eliminando o risco de desabastecimento, visando assegurar maior segurança hídrica ao município de Montes Claros.

Desde 2018, a captação de água no Rio Pacuí, no município de Coração de Jesus, além de incrementar o abastecimento da cidade, auxilia na recuperação do reservatório de Juramento no período de estiagem.

A Copasa também inaugurou, em 2022, o sistema São Francisco, com capacidade de captação de água do Rio São Francisco, em Ibiaí, a 150 km de Montes Claros. O sistema já reforça o abastecimento do município em caso de necessidade, considerando as estimativas de crescimento da cidade nos próximos 30 anos, e que poderá suprir demandas futuras da população de Montes Claros em eventuais contingências.

Em decorrência das fake news e boatos questionando a segurança da barragem de Juramento, é importante ressaltar que a unidade contou com obras de melhorias que incorporaram itens adicionais de segurança, bem como com a plena conformidade no cumprimento do seu plano de manutenção e operação, onde foi ampliado o sistema de monitoramento e controle operacional.

Em cumprimento à legislação que dispõe sobre a segurança de barragens, a Copasa conta com auditoria externa para avaliação das condições da represa, e ainda implantou os planos: PSB - Plano de Segurança de Barragem e PAE - Planos de Ação Emergencial, que garantem a total segurança do reservatório. Além disso, há menos de três meses, a unidade recebeu a visita de vários orgãos de fiscalização que atestaram a conformidade dos padrões de segurança da Barragem de Juramento.


***

Jornal Estado de Minas, quinta-feira, 14h36m:


Represa que abastece Montes Claros atinge capacidade máxima e transborda

Barragem do Rio Juramento, do Sistema Rio Verde Grande, verteu devido às fortes chuvas na região

A barragem do Rio Juramento, que integra o Sistema Rio Verde Grande e é responsável por 50% do abastecimento de água da população de Montes Claros, no Norte de Minas, atingiu 100% de sua capacidade e transbordou na noite de quarta-feira (15/1), devido às chuvas intensas nos últimos dias.

De acordo com a Copasa, entre os dias 1° e 15 deste mês, a estação pluviométrica da barragem registrou 168,1 milímetros de chuva na bacia de contribuição da represa, 40% a mais do que o volume do mesmo período do ano passado (119,7 milímetros).

Na noite de terça-feira, por conta dos temporais, o Rio Juramento verteu e inundou grande parte da cidade homônima, onde a prefeita Marlene Moreira (União Brasil) decretou estado de calamidade pública devido aos danos causados.

O reservatório tinha atingido volume máximo em 24 de fevereiro do ano passado. Antes disso, a represa transbordou em dezembro de 2013.



A barragem do Rio Juramento, construída na década de 1980, tem a capacidade instalada de 45 milhões de m³. A Copasa explica que o volume representa em torno de 50% do total utilizado para o abastecimento da cidade.

Porém, esse percentual varia de acordo com disponibilidade hídrica das demais fontes produtoras, visando garantir a continuidade do fornecimento em quantidade e qualidade, como também preservar o volume armazenado na represa.

A companhia de saneamento destaca, ainda, que o alcance da capacidade máxima de armazenamento da represa amplia a disponibilidade de água, eliminando o risco de desabastecimento, “visando assegurar maior segurança hídrica ao município de Montes Claros.



Em outubro de 2015, devido à escassez de chuvas, o nível da represa caiu para apenas 15%. Na ocasião, o reservatório respondia por 65% do abastecimento de Montes Claros. Com a redução do volume hídrico, a Copasa iniciou um racionamento de água na cidade.

A restrição no atendimento dos consumidores terminou somente em setembro de 2018, quando o município começou a receber água de uma captação no Rio Pacuí (município de Coração de Jesus), viabilizada com uma tubulação de 56 quilômetros de extensão, obra emergencial feita pela Copasa para evitar o colapso no sistema de abastecimento da cidade.



Ainda em 2018, o Governo do Estado começou a construção de outra adutora com objetivo de captar água do Rio São Francisco para atender Montes Claros, com a implantação de mais 94 quilômetros de rede de tubulação, aproveitando os 56 quilômetros de tubulação até o Rio Pacui.

Com isso, foi instalada uma adutora com 150 quilômetros de extensão (uma das mais longas do país) entre Montes Claros e o ponto de captação no Velho Chico, em Ibiaí.



A construção dos sistemas de captação no Rio Pacuí e no Rio São Francisco permitiram “poupar” a retirada de água da barragem do Rio Juramento.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais