Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - domingo, 14 de dezembro de 2025

Terremoto como o de sexta-feira em Araxá só ocorre 2 vezes por ano, no Brasil. (M. Claros teve um semelhante, em 2012)

Domingo 14/12/25 - 7h26

Confirmado:

Um tremor de terra de magnitude 3,9 foi registrado na noite de sexta-feira em Araxá, em Minas Gerais.

De acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, o abalo ocorreu por volta das dez e dez da noite e foi sentido por moradores da cidade.


DUAS VEZES

Tremores dessa intensidade acontecem, em média, apenas duas vezes por ano no Brasil.

Fonte explicou que a região de Araxá apresenta histórico de atividade sísmica e que, em geral, abalos desse porte não provocam danos estruturais.


A Defesa Civil informou que não houve registro de feridos nem de prejuízos materiais e que as equipes seguem monitorando a situação.

Mais de 50 moradores relataram ter sentido o tremor por meio do sistema de registro do Centro de Sismologia da USP.


Terremotos não podem ser previstos e o fenômeno é causado pela ruptura de rochas no interior da crosta terrestre, dentro da Placa da América do Sul.

Em Montes Claros, tremor de terra de terra semelhante, com magnitude estimada entre 3,8 e 4,2 graus na escala Richter ocorreu no dia 19 de maio de 2012.

Esse foi o maior abalo sísmico registrado na cidade até hoje, sentido em vários bairros e motivou a instalação de estações sismográficas para monitorar a atividade na região.


O ciclo durou alguns anos próximos.

Foi constatada a influência causada por pesquisa de campos de gás na região e nas proximidades, com explosões subterrâneas, que logo cessaram.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais