China anunciou nesta segunda-feira que retaliará países que firmarem acordos comerciais com os Estados Unidos de forma prejudicial aos seus interesses
Segunda 21/04/25 - 6h42O governo da China alertou nesta segunda-feira (21) que adotará medidas de retaliação contra países que firmarem acordos comerciais com os Estados Unidos em condições que afetem negativamente os interesses chineses.
A declaração foi feita pelo porta-voz do Ministério do Comércio de Pequim, que reconheceu o direito de outros países buscarem entendimentos com os EUA, desde que isso ocorra de maneira equilibrada e justa.
O porta-voz afirmou que a China reagirá "de forma resoluta e recíproca" se perceber que está sendo prejudicada nessas negociações.
Pequim também criticou a postura norte-americana em disputas comerciais, acusando Washington de abusar do uso de tarifas e de pressionar outros países a aceitarem acordos sob o argumento de "reciprocidade".
O posicionamento chinês reflete a crescente tensão no cenário internacional, em meio a disputas por influência econômica e reconfigurações nas cadeias globais de comércio.